Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura de Lagoinha-SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Principal   Notícias
 

20/03/2019 às 09:33:00
Em busca do Caminho do Ouro
Grupo organiza expedição para resgatar antigo “caminho do ouro” percorrido entre os séculos XVII e XVIII pelos Bandeirantes no Vale do Paraíba Paulista.

Um grupo de expedicionários irá transpor os cerca de 120km que separam Paraty-RJ de Taubaté-SP com a missão de refazer os passos dos bandeirantes, comerciantes e aventureiros dos séculos XVII e XVIII, que transportavam o ouro extraído das Minas principalmente de Ouro Preto e São João Del Rey para o núcleo urbano de Taubaté.
A Casa de Fundição de Taubaté foi um dos marcos desta época, fundada em 1697, tendo como provedor o bandeirante Carlos Pedroso da Silveira. Lá também funcionava a “casa de quintos”: o ouro era fundido em barras e a quinta parte (20%) era separada para a coroa portuguesa.
De Taubaté o ouro era levado até Paraty para o embarque em navios, passando por onde hoje são os municípios de Lagoinha e Cunha.
O percurso foi indicado pela professora e paleógrafa Lia Carolina Prado Alves, (foto) que através de profundo estudo nos inventários, escrituras, cartas e outros documentos da época, concluiu qual o caminho em que era levado o ouro de Taubaté a Paraty.
O grupo de expedicionários será liderado por Silésio Tomé, idealizador do projeto Sertões de Taubaté, terá 10 pessoas, e alguns representantes do Grupo de Andarilhos de Caçapava.
O extenso trajeto será feito caminhando, exatamente como viajavam os primitivos sertanistas, registrando e mapeando o percurso, com vistas a resgatar um importante episódio da história valeparaibana.

O Percurso Histórico começa dia 20
A partida será a partir das 4:00 h da madrugada do dia 20 de março, em Paraty, na Igreja dos Remédios – no Centro Antigo.
O grupo seguirá pela Rodovia Paraty-Cunha (Estrada Parque Comendador Antonio Conti – RJ 165 a Rod. Vice Prefeito Salvador Pacetti – SP 171) até a Rodovia Paulo Virgínio (SP 171), e passará pelo Bairro da Encruzilhada, Bairro das Abóboras, Bairro Catioquinha e Bairro Vermelho.
A previsão de chegada em Cunha é por volta das 14h, onde o grupo deve ser recebido oficialmente pelas autoridades municipais, e está programada uma palestra da Professora Lia Carolina.
Retomam a caminhada em direção à Lagoinha na madrugada do dia 21, passando pelo Bairro do Porto, Bairro Paraitinga, Bairro da Cachoeira Grande e Bairro do Ribeirão.
A previsão de chegada é por volta das 14h em Lagoinha, onde o grupo também será recebido oficialmente pelas autoridades municipais.
Na madrugada do dia 22 o grupo parte com destino à Taubaté, passando pelos Bairros do Macuco, Pedra Grande, Mato Dentro, Sete Voltas, Monjolinho, e Ipiranga, com previsão de chegada as 14h na Praça Monsenhor Silva Barros, no centro da cidade, onde serão recebidos pelas autoridades municipais.
A expedição tem o apoio das Prefeituras Municipais de Paraty, Cunha, Lagoinha e Taubaté.

 

 

 
 
 
 
ENDEREÇO
Praça Pedro Alves Ferreira, 134 - Centro
CEP: 12130-000
ATENDIMENTO
Atendimento de Segunda a sexta-feira das 10h às 12h e das 13h às 17h
NEWSLETTER
Inscreva-se e receba nossos infomativos em seu e-mail
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Internet Instar Internet