Clique aqui e consulte nossas políticas.
Prefeitura de Lagoinha-SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Prefeitura Municipal de Lagoinha
Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
20 MAR 2019
Em busca do Caminho do Ouro
receba notícias
Grupo organiza expedição para resgatar antigo “caminho do ouro” percorrido entre os séculos XVII e XVIII pelos Bandeirantes no Vale do Paraíba Paulista.

Um grupo de expedicionários irá transpor os cerca de 120km que separam Paraty-RJ de Taubaté-SP com a missão de refazer os passos dos bandeirantes, comerciantes e aventureiros dos séculos XVII e XVIII, que transportavam o ouro extraído das Minas principalmente de Ouro Preto e São João Del Rey para o núcleo urbano de Taubaté.
A Casa de Fundição de Taubaté foi um dos marcos desta época, fundada em 1697, tendo como provedor o bandeirante Carlos Pedroso da Silveira. Lá também funcionava a “casa de quintos”: o ouro era fundido em barras e a quinta parte (20%) era separada para a coroa portuguesa.
De Taubaté o ouro era levado até Paraty para o embarque em navios, passando por onde hoje são os municípios de Lagoinha e Cunha.
O percurso foi indicado pela professora e paleógrafa Lia Carolina Prado Alves, (foto) que através de profundo estudo nos inventários, escrituras, cartas e outros documentos da época, concluiu qual o caminho em que era levado o ouro de Taubaté a Paraty.
O grupo de expedicionários será liderado por Silésio Tomé, idealizador do projeto Sertões de Taubaté, terá 10 pessoas, e alguns representantes do Grupo de Andarilhos de Caçapava.
O extenso trajeto será feito caminhando, exatamente como viajavam os primitivos sertanistas, registrando e mapeando o percurso, com vistas a resgatar um importante episódio da história valeparaibana.

O Percurso Histórico começa dia 20
A partida será a partir das 4:00 h da madrugada do dia 20 de março, em Paraty, na Igreja dos Remédios – no Centro Antigo.
O grupo seguirá pela Rodovia Paraty-Cunha (Estrada Parque Comendador Antonio Conti – RJ 165 a Rod. Vice Prefeito Salvador Pacetti – SP 171) até a Rodovia Paulo Virgínio (SP 171), e passará pelo Bairro da Encruzilhada, Bairro das Abóboras, Bairro Catioquinha e Bairro Vermelho.
A previsão de chegada em Cunha é por volta das 14h, onde o grupo deve ser recebido oficialmente pelas autoridades municipais, e está programada uma palestra da Professora Lia Carolina.
Retomam a caminhada em direção à Lagoinha na madrugada do dia 21, passando pelo Bairro do Porto, Bairro Paraitinga, Bairro da Cachoeira Grande e Bairro do Ribeirão.
A previsão de chegada é por volta das 14h em Lagoinha, onde o grupo também será recebido oficialmente pelas autoridades municipais.
Na madrugada do dia 22 o grupo parte com destino à Taubaté, passando pelos Bairros do Macuco, Pedra Grande, Mato Dentro, Sete Voltas, Monjolinho, e Ipiranga, com previsão de chegada as 14h na Praça Monsenhor Silva Barros, no centro da cidade, onde serão recebidos pelas autoridades municipais.
A expedição tem o apoio das Prefeituras Municipais de Paraty, Cunha, Lagoinha e Taubaté.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024